BOLETIM OFICIAL SOBRE O CORONAVÍRUS

26.03.2020

Em razão dos boatos recentemente disseminados por redes sociais e transmissão via os canais de comunicação, passando informações equivocadas sobre a suposta existência de casos suspeitos, confirmados, e em isolamento, internados nas dependências do Hospital Santa Efigênia, apresenta os seguintes esclarecimentos:

Até o momento, não realizamos nenhuma internação de paciente confirmado para Covid-19 em nossa unidade hospitalar;
Todos os atendimentos de casos suspeitos estão sendo realizados de acordo com os protocolos clínicos e fluxos assistenciais, conforme orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde – OMS;
Todos os atendimentos de casos suspeitos para Covid-19 em nosso setor de Emergência estão sendo notificados diariamente ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru;
A unidade reforça que vem adotando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus, entre elas: adaptação de sua estrutura de isolamento, elaboração de fluxos de atendimentos de casos suspeitos/confirmados, planos de contingências setoriais e treinamento de seus colaboradores sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
O Hospital possui estrutura adaptada e segura para cuidar de todo e qualquer paciente sem colocar em risco a saúde de terceiros.
Esclarece ainda que o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados como portadores do COVID – 19 em nosso Hospital poderá ser feito pelo Boletim Informativo publicado diariamente, bem como pela publicação de informativos pelas autoridades competentes.
Por fim, requeremos encarecidamente que tomem a devida cautela com o compartilhamento de notícias inverídicas neste momento de tensão mundial, a disseminação de boatos sobre o avanço da doença apenas gerará maior pânico a população.
Caruaru/PE, 26 de março de 2020.